quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Caos: Comemoração de, uma Festa, dos “santos reis” da inépcia de Arez

Transtorno, desordem, tumulto e confusão são algumas das palavras q definem a noite de terror vivenciada por nós em decorrência de uma festa promovida para cidadãos de Natal, Goianinha, Canguaretama e outras cidades... Não precisa de nenhum instituto de pesquisa para perceber que a cada 10 pessoas q transitavam pelas ruas da cidade, pelo menos 8 vc nunca viu! (mais feia). O pior é q muita dessas pessoas (certo q nem todas) eram meliantes, traficantes, de alta-periculosidade – pouco tempo aqui na Rua Pedro Marinho de Menezes (em frente ao Correio) a polícia abordou um homem suspeito de ser puxador de veículos. Porém, como a (uma) festa é eclética, vale a pena ressaltar a presença de outros 2 grupos importantes: as ¹piriguetes e os “boysss” que se acham os “galderios” (espertos) com os seus paredões tocando canções do tipo: Infiinca (quando vim da casa da minha noiva p a minha residência, contei pelo menos 12 carros com equipamentos de som colaborando para a desordem municipal).


A confusão continuava, pq uma festa para 12, 15 mil pessoas, - sei lá -, onde a população da cidade dobra, é realizada no centro!!! Mas não é qualquer centro, é no popular “quadro da rua” (com uma praça em reforma eterna), aonde até o bingo da paróquia é o necessário para fazê-la lotar... Imagina uma festa!


Outro ponto a ser lembrado é q tivemos uma festa improdutiva para a economia local, pois nos comércios não são geradas receitas (os comerciantes da cidade – Arez - são sufocados pelas barracas com adereços e bugigangas de negociantes de fora) e empregos?! muito menos!


E Por falar em economia, heim... o discurso sustentado pelo executivo municipal durante todo o ano de 2011, q serviu de escusa para a falta de desenvolvimento nas áreas da saúde, infraestrutura, educação e social – da CRISE FINANCEIRA, e q levou esse mesmo governo a retardar pagamentos de funcionários, prestadores de serviço e acabou colocando Arez no Cadastro dos Municípios Inadimplentes (sendo impedido de receber convênios e verbas federais), agora ostenta a alocução q Realiza a maior (uma) festa de Santos Reis do RN (grande coisa).


Toda a estrutura de palco, som, iluminação, camarotes e cia, além das 4 atrações, trarão um custo (estimado, já q as contas não são publicadas) de aproximadamente 150, 300 mil reais! Éééé meu amigo você pensa q babado é bico? Sábias palavras de ²Anna Ruth Dantas, falando sobre a discrepância do discurso dos gestores municipais (criam desculpas por conta das dificuldades financeiras, contudo, realizam festas com contratos espantosas) “Não Faltam Recursos, faltam Prioridades para os Recursos”. Afirmou a Jornalista.


Agora Se o Reginaldo Rossi soubesse dessa realidade vivenciada por nós, ele mudaria a sua música e cantaria em algum bar de Arez assim: “Garçom aqui nessa mesa de bar vc já cansou de escutar centenas de reclamações do doutor”.


Percebo q poderíamos ter (várias) festas para comemorar o progresso na saúde, do desenvolvimento social, o avanço na educação... Entretanto, o dia 05/01 é marcado por uma festa (solitária), realizada pelos “santos reis da inépcia do executivo” que tem como objetivo maquiar a realidade, q é de atraso e decadência.



_________________________________________________________________________


¹ Piriguetes são as mulheres independentes e liberais que levam o feminismo tão a sério que agem como homens, dando em cima de todo cara que elas considerem bonito (ou não),solteiro ou comprometido, tanto faz,. São fáceis de reconhecer! http://desciclopedia.ws/wiki/Piriguete



² Prefeitos protagonizam contradição, choram pela falta de recursos






5 comentários:

Anônimo disse...

Bibinho, você sabe quem deve estar te escrevendo então vou ficar anônimo para os demais. Fiquei boquiaberto com a sua veemência ao descrever o que aconteceu nessa festa profana que diga-se de passagem a alguns anos atrás eu compactuei com ela. Espero que você continue descrevendo com clareza e imparcialidade tudo que você vê e senti. Quem sabe O Arezense.com não volte =P

Vanilson Guedes disse...

Eliab, você tem razão em tudo que falou. Boa consistência, nos argumentos. Nós temos a mania de esquecer, o que os políticos, nós políticos fazemos (até pq me incluo nessa, não posso negar), vc fez de forma elegante e honesta suas considerações. Valeu continue firme, sempre com falas louvável e precisas.

Anônimo disse...

nossa querida ares vive seu pior momento nos ultimos 20 anos. é lamentável ver nossos jovens com desanimo ao falar em ares. falo como cidadão.

Patricia disse...

Parabéns Eliber pela narrativa, já que a festa de Santos Reis é uma realidade bem que os politicos poderiam planeja-la melhor para que podesse , como vc bem disse gerar renda para a ecomonia da população local.

Vânia Machado disse...

Quando ouvi críticas do seu blog no twitter, vim conferir. Parabéns pelas colocações firmes. Acho que Arez deve continuar sim com sua tradição a exemplo de alguns longos anos atrás, porém não é só de festa que a população precisa.O recurso público deve ser usado com prioridade.
Enquanto o povo está em festa esquece-se da má administração atual que a administração anterior foi responsável por colocar no poder.
Parece muito com Natal, se coloca uma adm péssima para se ter saudade das ruins de antigamente.
Vânia Machado
facebook: Vania Machado
twitter: VaniaMachadoRN