terça-feira, 23 de agosto de 2011

Paulo, Onésimo e Filemon – 3 Homens e uma missão: o Reino de Deus!

Domingo pela manhã na EBD, discutíamos sobre a Missão Integral da Igreja, e a Igreja - Como Agente Transformador da Sociedade quando me deparei com uma linda história inserida no cânon sagrado. Trata-se da carta escrita por Paulo à Filemom - a próprio punho só foram duas – Filemom/Gálatas; o restante ele se utilizava dos chamados “peritos em técnicas de escrita” entre os quais se destaca: Timóteo e Tércio, esse último escreveu, com Paulo ditando, a carta aos Romanos... Rm 16.22 – Apesar de quantitativamente ser pequena - possuí um capítulo apenas, com 25 versículos -. A carta (Filemom) é um celeiro cheio de lições sociais e espirituais. A História dessa epístola está baseada na narrativa de um pedido de súplica do apóstolo, em favor de um ex-escravo e agora crente em Jesus Cristo chamado Onésimo. Pelo tom afectouoso (vers 4, 5, 10...), percebemos que as palavras saem diretamente da alma de Paulo, e vão como um torpedo ao coração de Filemom.

Filemom, era um crente de elevada posição social, certo dia um dos seus escravos acabou fugindo (Onésimo). Um escravo fugitivo era visto como um desobediente e criminoso... "E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento" (Marcos 2: 17). Quando Onésimo encontra Paulo, - provavelmente na prisão - esse fala sobre o amor de Jesus Cristo, o delinquente agora é convertido pelo evangelho. A recomendação é para que Filemom receba Onésimo, não como escravo, agora como irmão em Cristo (V.16).

O ato de Paulo receber Onésimo (escravo fugitivo), era motivo de grave penas civis, tanto para o escravo quanto para quem o acolhia. Todavia, o apóstolo desempenhou o papel da igreja: 1º pregou o evangelho transformador/2º Discipulou Onésimo (Cl 4.9)/ 3º Ajudou-o na área material. Outra verdade implícita nesse texto é a preocupação de Paulo com a estrutura social de sua época.

Quantas e quantas pessoas não foram alcançadas, assim como Onésimo pelo evangelho, gente que dava trabalho a sociedade e agora foram transformados... O EVANGELHO É PODER DE DEUS!

Lições Práticas:

Paulo: anunciava o Evangelho do Reino de Deus

Filemom: Vivia na prática (Através da ajuda aos apóstolos e o eventual perdão a Onésimo) Evangelho do Reino de Deus.

Onésimo: foi alcançado e transformado pelo o Evangelho do Reino de Deus

Um comentário:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
ELIABE CESAR

CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA, TOQUE DE CANELA ,STAR WARS,

José
Ramón...